quarta-feira, 5 de dezembro de 2012

Guia do Mundial de Clubes 2012, Parte I: Sanfrecce Hiroshima x Auckland City














Senhoras e senhores, agora é a hora da verdade, finalmente chegou o momento pelo qual toda a Fiel Nação Corinthiana esperava. Nesta quinta-feira, começa a edição 2012 da Copa do Mundo de Clubes da FIFA.

O jogo de abertura do torneio, será o chamado play-off entre o campeão do país sede (Sanfrecce Hiroshima-JAP) e o Campeão da Oceania (Auckland City-NZL) e  ocorrerá nesta quinta-feira às 8:45 no horário de Brasília.

Mas antes de apresentarmos os times, vamos saber um pouco da história do Campeonato Mundial de Clubes:

O torneio é tradicionalmente realizado em dezembro, no Japão, desde os tempos da antiga Copa Sul-americana/Europeia Toyota (1980-2004), onde era realizada somente uma final entre o Campeão da UEFA Champions League e o Campeão da Taça Libertadores da América.

Porém, desde que a FIFA "criou" a Copa do Mundo de Clubes, em 2000 com sede no Brasil, o torneio passou a reunir os campeões das 6 confedereções continentais.

Por conta de problemas internos, os quais até hoje não foram muito bem explicados pela entidade máxima do futebol, o chamado "Mundial FIFA", foi cancelado em 2001 e ficou fora do calendário de competições oficiais da FIFA até 2005, quando a ideia foi retomada.

Apartir da edição de 2007, a Copa do Mundo de Clubes também foi aberta ao clube campeão nacional do país sede, o qual disputa um play-off contra o campeão da oceania.

O primeiro clube campeão mundial reconhecido pela FIFA, como todos sabem, foi o Sport Club Corinthians Paulista, que na ocasião venceu o Vasco na final por 4-3 nos pênaltis.

Em 2012, o Japão volta a receber o mundial de clubes e como sempre, espera-se uma grande final entre Europeus e Sul-Americanos. Mas primeiro, vamos conhecer os dois times que disputarão o jogo de abertura do mundial.

Sanfrecce Hiroshima
"O Campeão Japonês"
Muitos lembram da cidade de Hiroshima, por causa do trágico episódio da bomba atômica durante a 2º Guerra Mundial, onde a cidade foi praticamente toda destruída. Porém, enganam-se aqueles que acham que Hiroshima é apenas uma cidade reconstruída pós-bombardeio.

Embora o nome Sanfrecce Hiroshima tenha sido adotado apenas em 1992, quando o clube foi um dos fundadores da J-League, o atual campeão japonês foi fundado em 1938 com o nome de Toyo Kogyo Syukyu Club e teve suas atividades interrompidas durante a 2ª Guerra Mundial.

Em 1981, o nome do time foi modificado para 
 Mazda Sports Club Toyo Kogyo Soccer Club e durante os anos 80, o nome também sofreu algumas outras variações relacionadas a famosa montadora japonesa (Mazda), até ser oficializado como Sanfrecce Hiroshima em 1992.


Um dos destaques do time, é o goleiro Shusako Nishikawa, que é presença constante nas convocações do técnico Alberto Zaccheroni para a seleção japonesa. Também há de se destacar os gêmeos Koji e Kazuyuki Morisaki, que devem dar muito trabalho, tanto aos marcadores adversários, quanto aos narradores e comentaristas do mundo inteiro. 



Auckland City FC
"Tetracampeão da Oceania"
Mais jovem do que o Sanfrecce Hiroshima, é o já conhecido Auckland City, clube neo-zelandês que chega para mais um mundial na tentativa de desfazer sua imagem de time semi-profissional.

Fundado em 2004, o clube tetracampeão da oceania tentará superar o 5º lugar obtido em 2009, chegou pela primeira e única vez em sua recente história, as quartas de final do mundial de clubes.

Para isso, o time comandado pelo técnico espanhol Ramon Tribulietx contará com alguns estrangeiros em seu elenco, como o também espanhol Albert Riera Vidal, apelidado de "El Terrorista", que ao contrário do que eu mesmo pensava, não é aquele meio-campo ex-Liverpool, hoje no Galatassaray, mas sim um homônimo que é ídolo na Nova Zelândia.

Opinião do Blog: O jogo de abertura do mundial, certamente estará longe de ser o que esperamos ver durante o torneio, mas desejamos um bom jogo a todos e que vença o melhor!

Nenhum comentário:

Postar um comentário