sexta-feira, 7 de dezembro de 2012

Guia do Mundial de Clubes 2012, Parte 2: Conheça o Al-Ahly, o clube mais vencedor da África

Al-Ahly
"Heptacampeão Africano"
Continuando o nosso Guia do Mundial de Clubes 2012, hoje falaremos de um possível adversário do Corinthians na semifinal, trata-se do grande clube egípcio Al-Ahly Sporting Club, o campeão africano.

Fundado em 24 de Abril de 1907, o Al-Ahly fica localizado na cidade do Cairo, capital e cidade mais importante do Egito. O "clube do século" como é chamado por seus diversos títulos durante o século XX, é o time com maior número de títulos da CAF Champions League, a competição entre clubes mais importante do continente africano,  com 7 conquistas.


Uma curiosidade da qual todos os sites/blogs já falaram e nós também não poderíamos deixar de lembrar, é que o nome Al-Ahly, na tradução do árabe para o português, quer dizer "Nacional". Em razão disso, muitos  identificam o atual campeão africano como "Al-Ahly Cairo", devido a uma infinidade de clubes homônimos no mundo árabe.

Internacional 2x1 Al-Ahly, em 2006.
"Nada de jogo fácil"

Veterano no Mundial de Clubes da FIFA, os egípcios vem para sua quarta participação no torneio e busca repetir o feito do TP Mazembe em 2010, chegando até a final. Para isso, o Al-Ahly terá que vencer o Sanfrecce Hiroshima nas quartas de final e depois, surpreender o Corinthians na semifinal, o que, convenhamos, é uma tarefa bastante complicada para qualquer equipe.

A melhor participação do Al-Ahly no mundial foi em 2006, quando conquistou o 3º lugar no torneio, só perdendo para o Internacional  por 2 a 1 na semifinal, com gols de Alexandre Pato (Milan) e Luiz Adriano (Shakhtar Donetsk). Na decisão do terceiro lugar, os egípicios venceram o América do México por 2 a 1, com dois gols do craque do time, o qual iremos conhecer agora.

Mohamed Aboutrika
"34 anos de muitos gols"
Trata-se do experiente Mohamed Aboutrika, atacante de 34 anos. que há tempos é o principal artilheiro do Al-Ahly em todas as competições que disputa. Desde 2004 no clube, Aboutrika tem o chamado "faro de gol" e é ídolo no Egito, sendo o artilheiro do time  e vice-artilheiro da CAF Champions League 2012, com 6 gols.

O craque egípcio, também foi o artilheiro da edição 2006 do Mundial de Clubes, vencida pelo Internacional, quando marcou três gols em 3 jogos e sendo dois deles na vitória por 2 a 1 sobre o América do México, na decisão do terceiro lugar.

Apesar da idade avançada, Aboutrika também é presença constante nas convocações da seleção do Egito, onde também costuma fazer muitos gols importantes e esteve presente nos títulos da Copa Africana de Nações, em 2006 e 2008.

Mahmoud Hassan
"O Trezeguet Egípcio"
Porém, enganam-se aqueles que pensam que Mohamed Aboutrika é o único grande destaque do time egípcio.

Além dele, também há se destacar outros jogadores experientes, como o zagueiro Wael Gomaa e o atacante Emad Moteab, também remanescentes do terceiro lugar no mundial de 2006.

Mas nem só de jogadores consagrados e experientes vive o Al-Ahly, que apesar de manter um time-base a vários anos, também procura revelar jovens jogadores.

É o caso do meia-atacante Mahmoud Hassam, mais conhecido como "Trezeguet" por sua semelhança física com o atacante francês.

O garoto de apenas 19 anos, é  revelado nas categorias de base do Al-Ahly, sendo considerado como uma grande promessa do futebol egípcio e já defende as seleções de base do país.


Os egípcios estream no Mundial de Clubes 2012 neste domingo, as 8:30, quando enfrentam o Sanfrecce Hiroshima pelas quartas de final do torneio.

Opinião do blog: O Al-Ahly é um bom time, notadamente o maior vencedor do futebol africano, que deverá fazer um jogo interessantíssimo contra o Sanfrecce Hiroshima. Porém, mesmo que vença e avance para enfrentar o Corinthians, só deve surpreender no Mundial caso o Timão nos surpreenda negativamente.

Um comentário:

  1. A África pode não ter lá seu time, ou seus times, de grandes jogadores e grande jogadas técnicas. Mais tem um time de guerreiros, onde a garra e a perseverança fala mais alto, onde as características marcantes são as intensas disputas pela bola, em que o futebol africano desempenha muito bem. Basta ver as participações anteriores dos times da África, e tirar uma conclusão: é uma tarefa difícil, vencer uma equipe africana.

    ResponderExcluir