quarta-feira, 12 de dezembro de 2012

Guia do Mundial de Clubes 2012, Parte 5: Um pouco mais sobre o Chelsea Football Club

Chelsea Football Club
"O Campeão da UEFA Champions League

Seguindo com o nosso guia, vamos finalmente apresentar o outro favorito ao título: Estamos falando do Chelsea Football Club, ninguém mais e ninguém menos, que o atual campeão europeu.

Fundado em 10 de Março de 1905, o Chelsea está situado no tradicional bairro de Fulham, no oeste de Londres. E apesar de ter conquistado a Champions League pela primeira vez, somente na temporada passada, a história mostra que os blues são muito mais do que um time administrado por um bilionário russo.

Tudo começou com os irmãos/empresários Gus e Joe Mears, quando estes compraram o estádio Stamford Bridge, então pertencente ao extinto London Atlhetics Club e o ofereceram em uma proposta de aluguel, a um conhecido clube de futebol profissional situado no mesmo bairro de Fulham, com o o objetivo de que este "novo estádio" recebesse jogos do alto escalão do futebol inglês.


Distância aproximada entre Stamford Bridge e Craven Cottage

Este clube vizinho era o Fulham Football Club, o mais antigo clube da capital inglesa e com quem o Chelsea divide o bairro nos dias atuais. Na época, o então presidente do Fulham recusou a proposta dos irmãos Mears, optando por continuar em Craven Cottage e dando o início a rivalidade conhecida como SW6 Derby.

Após a recusa do presidente do Fulham, Gus Mears resolveu então fundar um novo clube para mandar os seus jogos em Stamford Bridge. Sendo assim, em 10 de março de 1905, nasceu um dos clubes mais tradicionais clubes do futebol inglês e europeu.

Por estar situado em Londres, é normal que o Chelsea tenha muitas rivalidades, notadamente com Arsenal, Tottenham, Queens Park Rangers. E a rivalidade também se estende para fora da "Big Apple", como é o caso do superclássico com o Manchester United, que é quase sempre o grande adversário na luta pelos títulos ingleses.

Elenco Campeão da UEFA Champions League 2012

Após os altos e baixos do clube na história do Futebol Inglês, em 2003 o clube foi vendido ao bilionário russo Roman Abramovich, que pagou 60 mihões de libras pelas ações do clube, assumiu uma dívida de £ 80 milhões e começou a despejar investimento em contratações, tornando o Chelsea uma grande potência do futebol europeu

O Chelsea possui 4 títulos do Campeonato inglês, 7 Copas da Inglaterra, 4 Copas da Liga Inglesa e 4 títulos do chamado "Community Shield", que é a supercopa da Inglaterra. Porém, o maior título do clube só aconteceu na temporada passada, quando venceu o Bayern de Munique nos pênaltis e conquistou a tão sonhada UEFA Champions League, garantindo vaga no Mundial de Clubes 2012.


Oscar dos Santos Emboaba Júnior
"O Camisa 10 da Seleção Brasileira"
Frank Lampard ou  Petr Cech? Sem desmerecer o grande futebol dos veteranos, mas a grande esperança do Chelsea neste Mundial de Clubes está depositada nos pés e na genialidade do brasileiro Oscar.

O garoto de apenas 21 anos, formado nas categorias de base do São Paulo e se destacou no futebol brasileiro, vestindo a camisa do Internacional de Porto Alegre, teve uma adaptação incrivelmente rápida ao futebol inglês/europeu e hoje é o cérebro do meio-campo dos blues.

Além de Oscar, o Chelsea conta com os brasileiros David Luiz, Lucas Piazon e Ramires no elenco que chega ao Japão como um dos favoritos ao título mundial. O desafio da semifinal, é contra os mexicanos do Monterrey, que venceram Ulsan Hyundai nas quartas sem grandes dificuldades.

Opinião do Blog: Desejamos uma boa sorte aos blues na semifinal do Mundial e é claro, vamos torcer para que tenhamos um jogo de futebol de alto nível, diferentemente do que foi São Paulo 2x0 Tigre!

Nenhum comentário:

Postar um comentário