terça-feira, 8 de maio de 2012

Blog Entrevista:Mauricio Bonato


Mauricio bonato seja bem vindo ao blog e vamos as Perguntas
Pois bem André, vamos às respostas:





1) A Radio Bandeirantes foi onde você começou a carreira,você a carreira de Narrador foi vindo naturalmente ou foi Meio de Supresa?


Mauricio Bonato: eu comecei a carreira na Rádio Bandeirantes AM de São Paulo no final de 1996, entrei como estagiário e fiquei por lá durante 2 anos,  quando soube que não ficaria mais por lá, recebi uma proposta da Rádio Capital AM e fui trabalhar lá na produção do programa da Sônia Abrão, não fazia esportes diretamente, apenas um quadro de vez em quando. Passei lá mais 2 anos e essa foi minha história efetiva no rádio. Desde criança, com 2 anos, eu já gostava de imitar os narradores do momento, o grande Fiori Gigliotti e Osmar Santos, por exemplo, meu pai ouvia jogos do São Paulo FC (meu time) no rádio e eu acompanhava, todos me achavam maluco, mas eu queria ser narrador de rádio desde esses primeiros momentos, quando entrei no rádio e na TV (em 2001), descobri que por vários critérios, eu me daria melhor em TV e passei a focar isso. Sempre deixei bem claro a todos que podiam me dar uma oportunidade que gostaria de fazer isso e ser testado, daí, em 2004 apareceu a oportunidade no Bandsports com a Olimpíada de Atenas e de lá pra cá, sou narrador há 8 anos e vivo disso.


2) Tem Algum jogo marcante que você narrou que foi importante pra sua Carreira?

Mauricio Bonato: tem vários, por exemplo, narrei na SKY 12 super-clássicos entre Real Madrid x Barcelona, nunca imaginei, narrei o Inter de Milão campeão italiano, narrei a disputa semifinal entre Brasil x china em Pequim, foi ali que o Brasil ganhou o ouro, narrei ao vivo 05 eventos do extinto Pride, narrei Roger Federer x Rafael Nadal, narrei 3 temporadas da Nascar, Fórmula Indy, NBA na SKY, Libertadores in loco, foram todos jogos importantes e que tenho grande carinho e que com certeza, me ajudaram na carreira porque consegui fazer grandes transmissões.


3) O Goleiro Bruno está prestes a ser Solto,se o Flamengo voltar com o Jogador o Futebol pode virar um risco também as mulheres para aquelas que se envolvem com jogadores?


Mauricio Bonato: Não, acho que o caso do Bruno além de isolado está muito mal explicado e conduzido e com  relação às "Marias-chuteiras", elas devem tomar cuidado como qualquer  mulher quando se envolve com alguém, nada mais do que isso.


4) Sobre Libertadores,Quais times na sua Opinião que são favoritos ao titulo e Porquê?


Mauricio Bonato: Santos FC porque tem o Neymar e o Muricy sabe ganhar essa competição, aprendeu no ano passado e o Santos FC tem o melhor time; Vélez Sarsfield já foi campeão e pode repetir, tem um time forte e bem estruturado e entrosado; Fluminense tem o Fred que brilha e faz gols decisivos e com o Abel Braga que ganhou também a Libertadores com o Inter, tem uma vantagem de saber como chegar lá; O Vasco da Gama tem um time forte que passa por problemas, mas pode chegar; o Corinthians pode ganhar, mas acho complicado porque o time demonstra muito nervosismo quando se fala em decisão na Libertadores, não aprendeu a jogar a competição ainda, mas está num caminho que pode resultar no título, o time é forte na marcação, difícil de sofrer gols, mas o ataque é deficitário; A Universidad de Chile era uma das minhas favoritas, se reverter a goelada pro Deportivo Quito entra no páreo novamente mas a tarefa é ingrata e quase impossível e por fim o Boca Juniors que tem mais tradição do que time, mas a camisa pesa muito em momentos decisivos e o Boca sabe usar isso muito bem, além de La Bombonera a seu favor.


5) Essa Pressão pro Corinthians Pra Ganhar a Libertadores,Na Sua Opinião isso pode Acabar irritando mais jogadores e Torcedores do que Normalmente seria e Porquê?

Mauricio Bonato: eu sinto em Libertadores, quando o Corinthians participa que as emoções mudam, o torcedor, o clube, dirigentes, jogadores, comissão técnica sentem demais a pressão, nesse ano, acho que a chance era boa, mas depois do duelo com o Emelec (pra mim o Corinthians passa de fase, mas cai nas quartas) eu percebi que o nervosismo voltou e de uma forma mais forte, não entendi bem o por quê disso e claro que já atrapalhou o time, quanto às reclamações e protestos, acho que só faz isso quem perde e percebe que não tem condição de ganhar se as coisas estiverem mais difíceis, não sou favorável às pressões da Libertadores, a Conmebol é conivente com isso, mas os clubes também, porque assinam o regulamento e não reclamam antes, mas por exemplo, a chiadeira do Corinthians foi muito maio do que a do Santos FC que perdeu o jogo, teve o Neymar atingido, mas o Santos FC encarou a "guerra", sabe do potencial e que na Vila haverá a "volta" na bola,  já o Corinthians se limitou a "chorar", são posturas bem diferentes, pra  mim a primeira retrata um vencedor em potencial, a segunda um perdedor que já está procurando desculpas para o fracasso.


6) No Campeonato Espanhol recentemente tivemos a situação da Torcida do Sporting Gijón Jogou varias Coisas em cima de Jogadores do Villareal,isso depois de ter Acontecido o que foi em La Paz no Jogo do santos com o Bolivar ,o Fato da Comebol não Punir  O Clube faz com que os Outros Países Podem Acabar Fazendo Igual?


Mauricio Bonato:  Não, de forma alguma, uma coisa não tem nada a ver com a  outra, na Europa, o povo realmente é mais civilizado do que o povo daqui, da América do Sul, além de ser uma questão cultural, tem o fator punição, quem erra na Europa é punido, aqui não, lá são atos isolados, aqui não.


7) Pensando na Próxima Temporada,O Que A SKY terá na Próxima Temporada o que você Pode contar de Novidade para os Leitores?

Mauricio Bonato: a SKY terá muito eventos, os que já transmite e outros que virão, serão grande eventos sem dúvida nenhuma, futebol, tênis, basquete, rugby entre outros, é o que posso dizer no momento e o assinante pode ter certeza que não vai se arrepender em prestigiar a SKY.


8) O Inglês vive um bom momento em relação ao campeonato coisa que na seleção não vem tendo resultados ,o que falta para  a Inglaterra melhorar o nivel da Seleção?

Mauricio Bonato: acho que a Inglaterra não consegue encontrar um bom técnico inglês, esse é o problema, eles importam os técnicos, o que é válido, todo intercâmbio é válido, mas a Inglaterra assim, não joga como Inglaterra, tem um futebol de velocidade e marcação fortes, mas faltam os diferenciados, os foras-de-série, mas acredito que uma filosofia inglesa de futebol moderno resultaria em conquistas pro "English Team".


9) Como é A Experencia de Fazer a NBA ,qual é a Parte Mais Dificil quando se Pesquisa sobre um Clube da NBA?

Mauricio Bonato: é uma experiência das mais interessantes que passei, é um basquete diferente, o jogo é mais estudado e ao mesmo tempo mais simples, está no sangue do americano jogar basquete, tudo é natural e o talento sempre sobressai, é um espetáculo organizado, ginásio cheios sempre e equipes de bom nível, o campeonato é equilibrado, estamos vendo isso nos play-offs, times que se classificaram bem estão indo mal, como é o caso do Chicago e outros que foram bem conseguem manter o nível. O problema são as contusões, acredito que foi uma temporada das mais complicadas dos últimos tempos, talvez por conta na demora do início da competição por conta da greve dos jogadores, o "locaute". sobre pesquisar, na NBA é bem simples, bem tranquilo, os times no site oficial, nba.com, passam todas as informações necessárias, o que se precisa é saber ler e entende inglês e decifrar todas as estatísticas, que são coisa de americano, confesso que nisso me complico um pouco.


10) O Que Você Pode Dizer de Dica Para aquele que tá Começando a Sonhar em Ser Narrador?

Mauricio Bonato: faça uma faculdade, leia muito, procure aprender inglês (pelo menos), se dedique como se fosse a coisa mais importante da sua vida, não esqueça que não terá feriados e finais de semana, além de datas comemorativas e festas com a família, que abrirá mão de muita coisa e que o mercado é muito difícil, porque nem sempre, quem emprega e quem é "companheiro" de profissão possui uma das coisas fundamentais para um ser humano conseguir sucesso: ética. A falta de ética profissional é ,o que mata a nossa profissão, pouquíssimos têm ética, a maioria faz várias funções ao mesmo tempo, agradando o empregador e deixando companheiros desempregados e ninguém se importa, ninguém faz nada. Um narrador tem que perseverar muito, ainda mais, se não for filho de nenhum figurão do meio e se não tiver relacionamento com pessoas importantes do meio, a "rede-de-amigos", na maioria das vezes, é mais importante do que a qualidade do profissional, o que é uma pena, quem se "vende" melhor tem mais chance de êxito. O importante, é que o narrador tem que ser perseverante sempre, a palavra-chave é: perseverança. talento ou você nasce com ele ou não, sem talento, pode ser um bom profissional, porque desenvolve técnicas e compensa a deficiência nesse quesito.

Abs e foi um prazer participar da entrevista, até mais!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário