terça-feira, 7 de abril de 2015

Blog Entrevista:Rafael Ribeiro - Narrador dos Canais ESPN

                                          ele está pra completa um ano de ESPN


é uma honra entrevistar você Rafael Ribeiro  Seja bem vindo ao blog entrevista


1) Rafael,Conte pra gente um pouco da sua carreira,onde você começou ,onde passou e como surgiu o desejo de ser narrador?

R:Sempre fui apaixonado por esporte e rádio, desde três ou quatro anos de idade. Frequentava os jogos do baixinho Romário no Maracanã com o ouvido grudado nas narrações de José Carlos Araújo, da Rádio Globo. Sonhava me tornar ou Romário ou Zé Carlos! A habilidade de menos e a voz grossa demais, fizeram-me ingressar no jornalismo. Minha primeira narração esportiva foi no Esporte Interativo, passei pela Record e hoje sou narrador e apresentador da ESPN.


2) Como surgiu a chance de ir pra ESPN mesmo você ter estado na Record ,o que te Motivou ter esse novo desafio na ESPN?

R:Na Record, narrava os eventos que a emissora possuía direitos de transmissão, mas na rotina diária trabalhava como repórter esportivo dos programas de Rede. Recebi a proposta do Diretor de Jornalismo e Produção da ESPN, João Palomino, em setembro de 2014. A emissora é uma referência ética e de competência no jornalismo esportivo brasileiro, com profissionais extremamente talentosos e influentes no país. Sonhava em ter a narração como dia-dia e a ESPN precisava de um novo profissional para narrar e apresentar… Juntamos a fome com a vontade de comer! Foi uma escolha natural. 

3) Você antes da ESPN, Você tinha tido alguma experiência nos torneios de Futebol na europa  ou essa na ESPN É A Primeira vez tirando a Olimpiada?

R:No Esporte Interativo narrei os principais campeonatos europeus. Alemão, Inglês, Italiano e Português, além de alguns esportes olímpicos e NBA.

4)as Torcidas dos clubes europeus no Brasil cresceram muito,como é que você vê esse contato próximo com as torcidas como a Do Borussia Dortmund Brasil,Chelsea Brasil entre outros é diferente?

R:O crescimento das torcidas estrangeiras é mais um fenômeno da Globalização. Acredito ser saudável e bacana acompanhar o futebol de outros países - desde que haja também um espaço no coração para algum clube brasileiro. A do BvB é sim diferente, mas das outras torcidas estrangeiras no Brasil. Porque o fanatismo parece ser muito semelhante ao dos alemães de Dortmund.

5) Qual a Narração mais marcante sua Rafael fora do futebol?

R:Minha narração mais marcante foi a medalha de prata de Thiago Pereira, durante a Natação nas Olimpíadas de Londres, em 2012.

6) Reta final da temporada,qual é o balanço que você faz das principais copas e ligas europeias?

R:Acredito que essa temporada está mais equilibrada que em outros anos. Na Espanha, por exemplo, Real Madrid e Barcelona ainda lutam pelo título, a Liga dos Campeões continua sem favoritos absolutos e alguns clubes surpreenderam com boas campanhas em outros torneios nacionais, caso do Wolfsburg no Alemão desse ano. Penso que o nível técnico subiu e a Copa do Mundo influenciou a maneira de jogar das equipes. A maioria atua num 4-2-3-1, com algumas modificações. Esse esquema ganhou seu auge com a vitória alemã no Mundial de 2014.

7) Rafael,o Futebol brasileiro decaiu muito nos ultimos anos,pode se dizer que está no fundo do poço e Porquê?

R;O futebol brasileiro, na minha opinião, vive acima de tudo uma crise técnica. Não temos bons jogadores! Simples assim… Alguns atletas que são convocados para nossa seleção, em outros momentos, jamais chegariam perto da amarelinha. Some-se a isso o fato do amadorismo que a CBF é conduzida e o descaso dos clubes com a produção de novos talentos. Falta estrutura, profissionalismo e criatividade para que o futebol brasileiro reencontre sua essência.

8)Você começou a ter transmissões com o Gerd Wenzel o que fez a Bundesliga ser sucesso por aqui,é um novo aprendizado trabalha com ele?

R:Difícil saber o que é melhor no Wenzel, se o extremo conhecimento sobre futebol - não apenas o Alemão - ou o bom humor no convívio profissional e fora do ar. Ele é é um dos grandes companheiros e amigos que fiz dentro da ESPN. Uma aula de conhecimento sobre futebol e a vida.

9) Pra Fechar,quê dica você daria para quem está começando no jornalismo e narração esportiva? Grande Abraço e as portas do blog estão abertas.

R: Impossível dar apenas uma dica… Acredito que para ser narrador de sucesso é necessário uma sintonia fina entre voz, conhecimento e carisma. Ainda busco chegar lá… Mas para atuar profissionalmente, é fundamental ter ética e estudar, estudar, estudar mais um pouco e mais um pouco. Com paixão e persistência, as oportunidades surgem para o talento brilhar. São pouquíssimos os que conseguem ter o prazer de empunhar o microfone da maior emissora esportiva do mundo, e contar para milhões de apaixonados a emoção do Esporte. Posso me considerar um cara de sorte.

Grande abraço,
Rafael Ribeiro

9 comentários:

  1. Esse rafael ribeiro e um lixo como jornalista não narra nada eo pior narrador da espn brasil e do mundo o cara ta apresentando o bate bola ele fala mais que os comentaristas do programa os cara ficao até sem graça porque no programa so ele que fala que lixo de jornalista nota o pra esse cara.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você precisa urgente de ajuda medica.
      É uma pessoa sem vida sem vontade de ver as coisas boas.

      Excluir
    2. Você precisa urgente de ajuda medica.
      É uma pessoa sem vida sem vontade de ver as coisas boas.

      Excluir
  2. Esse rafael ribeiro e um lixo como jornalista não narra nada eo pior narrador da espn brasil e do mundo o cara ta apresentando o bate bola ele fala mais que os comentaristas do programa os cara ficao até sem graça porque no programa so ele que fala que lixo de jornalista nota o pra esse cara.

    ResponderExcluir
  3. Engraçado, eu acho ele muito bom, dá emoção as narrações e conduz bem o programa, acho que você não tem muito conhecimento técnico.

    ResponderExcluir
  4. O ser humano para chamar o outro de lixo é digno de pena , precisa de ajuda pois uma pessoa assim não tem alegria de viver.

    ResponderExcluir
  5. Rafael Ribeiro é sensacional! Fica apenas atrás do Paulo Andrade.

    ResponderExcluir