sábado, 18 de abril de 2015

Blog Entrevista:William Tavares -Narrador e Apresentador dos Canais ESPN

                                          Blog entrevista o Narrador de Santos William Tavares


Entrevista Especial no Blog,com o Narrador William Tavares dos Canais ESPN Confira.

1)É Uma Honra William poder te entrevistar ,então gostaria que você contasse um pouco da sua carreira onde você começou ,passou até chegar na Atual ESPN?

William:É sempre um prazer bater um papo com os fãs de esporte e incentivá-los a dar os primeiros passos na profissão.
Eu sou de Santos, comecei minha carreira por lá. Fui produtor, repórter, editor de texto, editor chefe e apresentador, ou seja, exerci todas as funções que um jornalista de rádio e tv pode exercer. Trabalhei na Santa Cecília TV ( emissora educativa ), TV Tribuna ( afiliada da Globo ) e na Record. Fiz rádio AM e FM. Fui assessor de imprensa, roteirista de institucionais e até [i]mestre de cerimônias.
Isso tudo entre 2002 e 2010. Me formei em jornalismo no ano de 2005. Como gostava de esportes resolvi me desenvolver em outras áreas da profissão para sempre ter opção no mercado de trabalho. Assim fiz muitas coisas ligadas a política, inclusive era apresentador de um programa de debates políticos quando vim para a ESPN.  Vim pra ser apresentador e repórter. A narração chegou com um tempo. Quando fui contratado e comecei em 03.01.2011 nunca tinha sequer narrado um jogo na minha vida. Isso é bem curioso porque desde criança narrava jogos de botão, simulava narrações no meu gravador e depois escutava. Quando me formei no curso de locução que fiz no SENAC fiz uma narração de jogo na prova final e fui super bem, mas achava um mercado tão difícil, ainda mais em Santos, que não investi nisso. A ESPN sempre foi um sonho na minha vida. Era um fã de esportes imaginando o dia em que apresentaria o Sportscenter ou o Linha de Passe. Será que isso aconteceria? Parecia tão distante! Eis que menos de uma década depois o sonho se tornou realidade.

2) Reta Final da temporada ,qual o Balanço que você faz das ligas europeias e também das Copas nacionais e da Champions League?

William:Na Europa o campeonato alemão mostrou mais uma vez um desequilíbrio que incomoda. Um time muito a frente dos outros nunca é bom para a competição ainda mais quando isso começa a se tornar uma hegemonia. Ainda assim o ressurgimento do Wolfsburg, que já havia incomodado na temporada passada, o Gladbach, com um futebol muito atraente, e o Leverkusen bem ofensivo foram atrações a parte. Decepção por conta do Dortmund, que tinha tudo isso que os outros mostraram e foi irreconhecível em 2014/2015. É meu campeonato favorito com média de gols sempre alta. A Inglaterra entregou sempre o que promete. Esperava mais do Liverpool que sofreu demais com a perda de Suarez, o caso do mito Gerrard e as contratações que não surtiram efeito. United ainda não aprendeu a viver sem Ferguson. Chelsea chegará ao título com méritos, mas é importante ficar atento ao fato de que mais uma vez as equipes inglesas decepcionaram na Champions. Isso tem sido uma constante. A Itália permanece em baixa, na França o PSG não se empolga mais com o próprio campeonato, o que abriu possibilidade para outros concorrentes e na Espanha além do trivial Barça e Real Madrid foi bom ver o Valência dando sinais de vida, um Sevilla mais competitivo e o Atlético de Madrid provando que sabe se reinventar.
Em termos de Champions acho que o desafio do Guardiola é enorme. Ele não foi contratado para ganhar a Bundesliga. A missão é deixar o Bayern sempre no topo da Europa. O treinador mostra dificuldades nisso. Arsenal teve a chance da vida de chegar as oitavas e teria time para eliminar a Juve, mas como sempre foi uma decepção. Está mais do que na hora de rever a situação de seu comandante. Fora isso apenas o Mônaco surpreendeu e já foi mais longe do que se esperava. Competição continua de altíssimo nível. Pra mim é mais legal do que uma Copa do Mundo até porque os principais jogadores sul americanos estão lá.


3)O Klopp nesta semana anunciou sua saida do Borussia Dortmund,Se Thomaz Turchel ex mainz vier pros Aurinegros ,seria uma Boa Sugestão ?

William:Vou te falar uma coisa. O klopp é tão identificado com o Borussia e tão competente que eu só consigo imaginá-lo longe de Dortmund se for para assumir a seleção da Alemanha. Isso era algo que eu gostaria muito de ver. Eu particularmente gosto do nome de Lucien Favre, que hoje está no Gladbach e faz um trabalho impecável. A proposta de jogo e seus conceitos de futebol casam com o que nos vimos nesse passado recente do Dortmund. Tuchel é jovem, promissor e sedento para mostrar trabalho. Parece o Klopp quando chegou. Tem a indicação do líder que está de saída. Pode ser. Klopp teve a chance e aproveitou, mas será um raio cai duas vezes no mesmo lugar?


4)Agora as Torcidas dos Clubes Europeus Principalmente o dos Times Alemães cresceram no brasil e que a relação com as tvs virou fundamental como é que tá sendo isso pra vocês na Espn?

William:Eu vejo isso por dois lados. Para nós que transmitimos as principais competições europeias é ótimo. Com maior interesse do público a audiência é maior. Com isso a concorrência pelos direitos com as outras emissoras também se acirra. Todo mundo agora quer transmitir o campeonato alemão. Isso gera pra nós uma exigência maior na qualidade das transmissões. Não basta sentar lá na cabine e sair falando. Tudo precisa ser feito com o máximo de precisão. Por outro lado isso é reflexo do quanto o futebol brasileiro está desinteressante. O que se vê muito hoje nas ruas? Garotos com camisa do Bayern, Barcelona, Real, Chelsea, United e por aí vai. As lojas tratam essas camisas como produtos principais. São destaques nas vitrines, rivalizam espaço com as camisas dos clubes brasileiros. O futebol brasileiro está perdendo espaço. Temos que rever muita coisa. Os ídolos estão lá fora e muitos não são brasileiros que jogam na Europa. A molecada tem como referência Messi, CR7, Ibrahimovic, Robben, Ribery, entre outros. Neymar é a excessão. O afastamento dos estádios aqui no Brasil por questões de preço e segurança principalmente também tem peso. O menino fica em casa vendo jogo, mas o pai não o leva na Arena Corinthians, Arena Palmeiras, Maracanã, Beira Rio, Mineirão, etc... O jovem não consegue sentir a emoção de uma arquibancada, o envolvimento com a torcida, os gritos de guerra. Isso tudo distancia.


5)Qual Jogo Mais Marcante que Você já narrou até Hoje?

William:Teve um pela fase de classificação para a Eurocopa 2012 entre Suécia e Holanda. O time laranja estava invicto e a Suécia precisava vencer para se classificar. Foi um jogaço e os suecos venceram de virada por 3x2. Recentemente fiz um Leverkusen 4x5 Wolfsburg que foi espetacular.


6)o Futebol Brasileiro está em situação dos Clubes Delicada,CBF Não faz nada para Melhorar o que Precisa ser feito pro Futebol Daqui sair do Fundo do Poço?

William:Olha, muita, mas muuuiiiiita coisa. É praticamente começar do zero. O futebol brasileiro é aquele pugilista que beijou a lona e ainda está lá no chão escutando a contagem. Primeiro tem que quebrar essa corrente de poder que se estabeleceu desde os tempos do Ricardo Teixeira. Marín? Marco Polo? São todos pupilos do Teixeira. É preciso uma nova mentalidade. A Liga tem que ser criada. O campeonato brasileiro tem que sair das mãos da CBF. Deixa a Confederação cuidar só da seleção. Os estaduais tem que sofrer alterações muito sérias. A principais equipes do país precisam de tempo para uma preparação adequada. Os dirigentes que comandam os clubes devem ser punidos por incompetência e improbidade administrativa. As categorias de base devem ser administradas pensando na formação do jogador e do ser humano. Os salários não podem estar no patamar que estão. Pagando o que pagam hoje, os clubes do país jamais alcançarão a saúde financeira. É muita coisa errada. Essas são algumas idéias de mudança só pra começar.
R:


7)pra Encerra que dica Você dá pra quem tá Começando e tentando o Sonho de Ser Narrador e o que você indicaria? Um Grande Abraço e Sucesso William.

 William:O narrador hoje em dia não é só o cara com boa voz, que sabe passar a emoção, que tem um timming perfeito. Hoje pra ser diferente ele precisa estar bem informado e antenado. Tem que saber tudo sobre o jogo entre curiosidades e informações. Esse é um recurso ótimo pra momentos em que a partida fica mais fraca. Treine bastante no jogo de botão, no videogame, pratique, grave tudo isso. Hoje com as redes sociais fica muito fácil entrar em contato com profissionais da área. Faça isso e mande seu áudio para um deles avaliar. Peça pra fazer um visita na rádio ou tv  que você prefere e deixe seu cd. Busque referências, um profissional que você goste, se identifique, preste atenção em como ele narra. Ouça outros também e construa sua própria personalidade. Jamais tente imitar. Não faça uma caricatura. Seja você mesmo.




Nenhum comentário:

Postar um comentário