sábado, 9 de junho de 2018

AvozDoCoelho Entrevista:Silvio Lancelloti

                                 Silvio fala ao blog sobre sua carreira e convivência com Luciano do Valle

1) Silvio é um prazer poder te entrevistar,conte pra gente um pouco da sua história entre a sua carreira de comentarista de futebol e chef de cozinha?

Silvio Lancelloti: Sou arquiteto de diploma e jornalista por paixão. Joguei Futebol, muito bem. E sempre cozinhei, em casa, ao lado do meu pai, um maravilhoso mestre-cuca amador... Quanto larguei a régua-t e passei  me dedicar exclusivamente ao jornalismo, acidentalmente eu profissionalizei os meus hobbies e virei comentarista e apresentador de programas de Gastronomia.


2) como surgiu a ideia de ser Comentárista de futebol no Calcio na TV e qual foi a sua reação ao convite?

Silvio Lancelloti: Num almoço, comentei com o Luciano do Valle que faltavam dados, informações, nas transmissões que ele fazia do Calcio. Eram os meados da década de 80. Não existia Internet. Mas eu já assinava jornais e revistas da Itália. O Luciano me desafiou a fazer um jogo com ele. Graças ao que eu levantei nos jornais e nas revistas, mais alguns telefonemas a amigos da Imprensa na Itália, eu enriqueci tanto a transmissão que o Luciano me efetivou. Isso ocorreu em 1985. E eu não parei mais... De todo modo, eu também já tinha muita experiência com o Futebol. Já tinha participado da cobertura da Copa de 70 para a "Veja", lá no México. E já tinha escrito um livro em fascículos, para a "IstoÉ", em função da edição do Mundial da Espanha/82.


3) Você pode trabalhar com praticamente toda a geração de narradores dos anos 80 e 90 ,qual foi o narrador que Você teve mais tempo de transmissões juntos?

R: Trabalhei com excelentes narradores, inclusive, até a primeira década do Século XXI. O Luciano, o xará Sylvio Luiz, o Jota Júnior, o Marco Antonio, o Osmar Santos, o Cledi Oliveira, o Carlos Valladares, o Deva Pascovicci, o Luiz Alfredo, o Mílton Leite, o Paulo Andrade, o Rogério Vaughan, o João Palomino, o Paulo Soares, o Paulo Amigão, Luiz Carlos Largo, o Rômulo Mendonça, o William Tavares,  o Everaldo Marques, o Fernando Nardini, o Ari Aguiar, o Dudu Monsanto... À parte o Luciano, porém, fiquei mais tempo, na Band, com o xará Sylvio Luiz, na Manchete com o Osmar e o Cledi, na Record com o Valladares, na ESPN com o Mílton e com o Largo.

4) Explique para nós o que levou a sua Saída de ESPN e o que levou a ter o convite do R7 apenas para escrita e não o espaço na TV?

Silvio Lancelloti: Saí da ESPN em 2012, quando a empresa perdeu os direitos de transmissão do Calcio. Mas eu já estava apalavrado com o R7, para escrever, e não fiquei nem um dia parado. Quanto à Record, muito possivelmente eu encontraria espaço na TV e a emissora transmitisse Futebol


5) Hoje em dia Você raramente tem sido visto em entrevistas de TV ou algo do tipo ,esse esquecimento da midia a Você te chateia?

Silvio Lancelloti: Não me considero esquecido, em hipótese nenhuma. Sem dizer que eu adoro escrever e me sinto satisfeitíssimo no R7, com pouca gente no time mas gente aguerrida, supercompetente e querida.


6) quem vê as redes sociais percebe que Você emagreceu muito em relação aos tempos de tv,o que levou a mudança radical de qualidade de vida?

Silvio Lancelloti: Radical, mesmo. Zerei totalmente o álcool da minha vida. Nem uma cervejinha no Verão ou um gole de vinho no frio.


7) Você atualmente acompanha quais campeonatos e com qual frequência?

Silvio Lancelloti: Não desgrudo da TV. Dez, doze horas de esporte a cada dia. Por uma questão de pauta, cubro o Brasileiro, o Italiano que recém-terminou, e a Seleção. Nesta semana vou mergulhar na Copa da Rússia. Mas vejo Vôlei, Basquete, Atletismo, Natação. Quando comecei no R7, peguei de cara os Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Londres. Depois, os do Brasil. Em 1996 eu lancei um livro gigantesco de mais de setecentas páginas sobre os em anos dos Jogos Olímpicos.

8) Já pensou em fazer algum projeto para o Youtube ou outra plataforma de video visando a reaproximação sua com o público?

Silvio Lancelloti: Há quem me tente. Já fiz um programa de entrevistas e Gastronomia que deve estar no FaceBook e no YouTube, "A Dobradinha do Lancellotti"... Não compensou, comercialmente.


9) Sobre Luciano do Valle qual a maior lembrança que você tem dele nas vezes que você pode vê-lo pessoalmente?


Silvio Lancelloti: São infinitas as lembranças. O Bolacha, inclusive, vinha à minha casa nas pizzadas que eu fazia em meu forno de lenha.  Ele particularmente me emocionou quando me entrevistou para um programa noturno que fazia, um programa sobre o Sílvio Lancellotti pessoa, pai de dois filhos adultos, recém-casado pela segunda vez, pai de duas menininhas... quase chorei. Depois, quando ele virou estrela, eu chorei mesmo, e muito... Mal consegui escrever o meu obrigatório depoimento sobre ele, pro R7...


10) Pra encerrar o que você diria para o seu público que tantas vezes te viu na tv e sente falta dos seus comentários? e agradeço a confiança ao blog ,sempre que quiser a disposição.

Silvio Lancelloti: Usarei a mesma frase que utilizava como fecho dos meus programas: "Numa dificuldade, use a sua fantasia e a sua imaginação. E cubra-se de glórias".

Nenhum comentário:

Postar um comentário