quinta-feira, 19 de fevereiro de 2015

Blog Entrevista:Jota Jr,Narrador do Sportv e PFC

  Jotinha é uma honra poder te entrevistar você que é da mesma cidade que eu enfim fala um pouco da sua carreira e também de assuntos do esporte.

R:  Primeiro, prazer saber que você é de Americana, cidade em que nasci, onde resido e onde morrerei. Eu que agradeço poder conceder essa entrevista.  


1) Jotinha,resume pra gente um pouco da sua carreira onde você começou e como surgiu a vontade e a oportunidade de ser narrador?



R:  Comecei em meados de 1969 no jornal O LIBERAL de Americana e meses depois na rádio Clube da cidade. Desde pequeno me interessava por esporte e ouvindo no rádio as transmissões de futebol.  Me fascinava ouvir as narrações dos grandes locutores da época.  Certamente desse interesse é que nasceu o desejo de um dia me tornar um locutor esportivo.



2) No meio do Ano vai se completar 1 ano da Morte do Narrador e seu Amigo Luciano do Valle,você tem alguma história curiosa do tempo que faziam jornadas esportivas pelo mundo?


R: Trabalhei por quase 20 anos na Band ao comando de Luciano. Curiosamente, quando ele ainda trabalhava pela Globo, conversamos longamente na volta de uma viagem ao Uruguai.  Em meio ao papo e em determinado momento ele pegou no meu braço e disse: "Ainda iremos trabalhar juntos".   E eu estava no rádio nesse momento.   Me disse que tinha muitos planos fora da Globo e que se isto ocorresse me levaria para a sua equipe.   Meados de 1983 isso tudo aconteceu.


3) As torcidas dos Clubes Europeus no Brasil aumentaram e muito bem como o Borussia Dortmund Brasil e Outros ,isso é um ponto interessante e bacana não só pros clubes europeus la olharem pra cá e pro futebol brasileiro fazerem intercâmbios com os Clubes europeus pra aproximar as duas coisas?


R: Falta o intercâmbio, sim.  Tempos outros e isso nem era necessário pois o Brasil tinha personalidade tática e muitos valores individuais que resolviam os jogos.  Mas agora quando vivemos outra época e o futebol está muito estudado, vejo como altamente importante que os times brasileiros enfrentem os europeus.  Que os nossos treinadores vão fazer estágios lá fora, também.  Enfim, já foi o tempo que dávamos as cartas e jogávamos de mão.  Mudou.


4)As Torcidas organizadas sempre fizeram parte do espetáculo do futebol,o que precisa fazer pra tirar os briguentos que estão dentro da torcida manchando a imagem e se você concorda que segurança particular perto do estádio e no estádio seria melhor?


R:  É extremamente um caso de polícia. E também de educação cultural.  Sem contar que os clubes precisariam enquadrar essas facções condicionando a ajuda ( que existe ) a um bom comportamento de todos eles.  Segurança existe, um policiamento maior também, o que falta mesmo é cada cidadão saber se comportar num espetáculo público. Sempre digo que a culpa pela violência é de quem pratica a violência.  Não é a polícia.  Os vândalos são os culpados pelos atos violentos e estes precisam se enquadrar ao quadro social das cidades.  Precisam de reforma íntima e entender que o semelhante precisa ser respeitado.


5)Quais  favoritos você vê na libertadores e também na Champions League?

R: Vejo um dos brasileiros chegando às finais.  Na Champions fico devendo pois pouco acompanho essa competição, mas normalmente um dos grandes deve chegar ao título.


6) Essa nova geração de narradores quem te chama mais a atenção?


R: Não posso e não devo citar nomes, me desculpe.  Mas há comunicadores muito talentosos por aí.  


7) qual é o Balanço que você faz da carreira e se você pretende continuar na narração ou pretende ter outros planos dentro do jornalismo esportivo?


R: Estou muito satisfeito com minha carreira.  Tive muita sorte, fui muito ajudado por várias pessoas.  Espero seguir sendo útil à minha empresa e fiel à confiança do telespectador.  Não tenho planos.   Sigo vivendo cada dia intensamente.


8)Dê uma dica pra quem está iniciando e que recado você daria pros seus fãs que estão preocupados com sua possível saida das redes sociais que o torcedores.com divulgou nesta semana?

R:  Aos iniciantes o recado é simples.  Acreditar no que faz, colocar empenho total na missão, ser fiel aos princípios do jornalismo e respeitar quem estiver do outro lado ouvindo, lendo ou assistindo.  Jornalismo esportivo é um trabalho como qualquer outro, que necessita ter responsabilidade e dedicação.

9) Jotinha ,volte sempre e o Espaço do Blog está aberto pra qualquer esclarecimento sou seu fã e sucesso sempre.

R:  Mais uma vez agradeço pela oportunidade de estar aqui no blog.  Muito sucesso ao blog.  Um forte abraço a quem está lendo essa entrevista. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário